Administração em tres niveis
A administração da distribuição é uma tarefa desenvolvida em três níveis: (1) estratégico;(2) tático e (3) operacional. A discussão anterior tratou do problema do planejamento estratégico. Ou seja decidir de modo geral qual deve ser a configuração global do sistema de distribuição. O planejamento estratégico molda o sistema de distribuição nos seus termos mais gerais.
Administrar a distribuição física no nível tático é utilizar seus recursos. Quando uma firma investe em alguma parte de seu sistema de distribuição, como, por exemplo, caminhões armazéns , dispositivos para transmissão de pedidos ou equipamentos de manuseio, surge o problema de utilizar seus equipamentos e facilidades de maneira eficiente. Este é um problema tático. Dessa forma com planejamento cuidadoso dos fluxos de distribuição efetuado rotineiramente, seus responsáveis tentam atingir a maior utilização possível.
Administração operacional refere-se às tarefas diárias que o gerente de distribuição e seus subordinados devem desempenhar para garantir que os produtos fluam através do canal de distribuição até o ultimo cliente. O foco deste aspecto da administração da distribuição é principalmente supervisão e realização das tarefas.
Estratégico – como deve ser nosso sistema de distribuição ? tático – como sistema de distribuição pode ser utilizado da melhor maneira possível? Operacional – vamos fazer as mercadorias sair! Este pode ser um modo de classificar a administração da distribuição. A media gerencia esta mais envolvida no planejamento tático e o pessoal de supervisão, nas atividades operacionais.
Três conceitos importantes
Neste ponto, pelo menos uma ideia geral sobre o problema de distribuição de ter sido formada. Existem alguns conceitos que auxiliam seu tratamento. Eles são (1) compensações(trade-offs) nos custos, (2) o conceito de custo total e (3) o conceito do sistema-total. Eles representam a pedra de toque conceitual para o gerenciamento da