Os Tr S N Veis De Desempenho Na Gest O P Blica Autor
Autor: Edrilene Barbosa Lima Justi
Resumo
As organizações do setor público são as maiores prestadoras de bens e serviços à sociedade e tem passado por um processo de reformas administrativas em todo o mundo impulsionadas por diversos fatores. Essas reformas promovem a consolidação de novas praticas de gestão oriundas de organizações privadas e dois modelos organizacionais têm impulsionado o quadro global de reformas da administração pública nas últimas décadas: a administração pública gerencial (APG) e o governo empreendedor (GE), que compartilham os valores da produtividade, orientação ao serviço, descentralização, eficiência na prestação de serviços, marketization; e accountabilit. Nesse sentido, procurou-se identificar uma abordagem de gestão que proporcionasse a gestão pública uma alternativa de gerenciamento para alavancar seu desempenho. A abordagem trabalhada neste artigo diz respeito à metodologia dos Três Níveis de Desempenho, proposta por Rummler e Brache.
Apresentação
De acordo com Secchi (2009) desde os anos 1980, as administrações públicas em todo o mundo realizaram mudanças substanciais nas políticas de gestão pública. Essas reformas administrativas consolidam novas práticas derivadas do setor privado e as usam como benchmarks (padrões de referência) para organizações públicas em todas as esferas de governo. Ainda, segundo o mesmo autor, os elementos apontados como ativadores dessas ondas de “modernização” são: a crise fiscal do Estado; a crescente competição territorial pelos investimentos privados e mão de obra qualificada; a disponibilidade de novos conhecimentos organizacionais e tecnologia; e a crescente complexidade, dinâmica e diversidade das nossas sociedades.
Aliado a esses fatores tem-se que as organizações do setor público são as maiores prestadoras de bens e serviços à comunidade, tendo como principal característica uma relação de responsabilidade direta com a sociedade, necessitando