TRIGO CAPITULO 1 A ADMINISTRACAO HOJE
PARTE 1
Por que Estudar Administração
A primeira razão para estudar administração é que se tem interesse em melhorar o modo como as organizações são administradas, porque “todos interagem com todos”, cada dia, dentro das organizações.
Por acaso, alguém não se sentiria aborrecido ao despender três horas na alfândega, só para ter sua bagagem liberada?
Alguém não ficaria perplexo se nenhum dos vendedores de uma loja de departamentos parecesse interessado em ajudar na compra/venda? Quando alguém ouve que o governo desperdiça milhões de dólares em ações sem resultado, o que percebe?
Esses são alguns exemplos de problemas caudados por “administração pobre”. Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes, morrem.
Algumas organizações conseguem se recuperar do declínio, com certeza utilizando-se de recursos administrativos altamente eficazes.
É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização.
Historicamente, havia três abordagens principais para o estudo da administração. A Administração era vista como: a) um conjunto de funções, b) uma série de papéis e c) a aplicação de certas habilidades especificas. Todas estas abordagens focavam o comportamento do administrado, mas cada uma definia este comportamento de uma maneira diferente.
Uma Teoria é um conjunto de conceitos e idéias que explica e prediz fenômenos sociais e físicos.
Os indivíduos adquirem conhecimento técnico e experiência prática ao mesmo tempo, talvez por meio de programas de trabalho-estudo ou treinamentos.
. Definições integração sistemática . experiência . Fatos Relevantes da teoria simulada . Conceitos e prática nos meios