Introdução à administração
UNIDADE 1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Por que Estudar Administração
A administração é foco de estudos que buscam melhorar o modo como as organizações funcionam, afinal, todos os dias dentro das organizações todos interagem com todos.
Horas em filas desnecessariamente, ninguém para auxiliar num processo de compra e venda, desperdício de milhões em ações sem resultados, são exemplos de ações que acontecem em virtude de uma “administração pobre”. Organizações bem administrada desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes, morrem.
Algumas organizações conseguem se recuperar do declínio, com certeza utilizando-se de recursos administrativos altamente eficazes.
Para estudar a administração, historicamente, havia três abordagens. A administração era vista como: a) um conjunto de funções, b) uma série de papéis e c) a aplicação de certas habilidades específicas. Embora todas elas focassem o comportamento do administrador, cada uma definia este comportamento de uma forma diferente.
Essas abordagens não deveriam ser vistas de formas excludentes, e sim como complementares. E mais, as funções, papéis e habilidades requeridas pelos administradores, estão mudando.
Administradores usam teorias administrativas para a tomada de boas decisões nos seus esforços diários de planejar, organizar, dirigir e controlar a produtividade organizacional.
Uma teoria administrativa explica e prediz o comportamento das organizações e seus membros. É um conjunto de conceitos e ideias que explica e prediz fenômenos sociais e físicos. Os indivíduos podem adquirir conhecimento teórico e experiência prática ao mesmo tempo, seja por meio de programas de trabalho-estudo ou de treinamentos.
Figura 1. O processo da aquisição da habilidade de administrar pela junção da teoria com a prática. Fonte: Silva (2004, pag. 5) Conceitos de Administração Existem vários conceitos para administração, no entanto, a maioria das