Administracao
Uma das características da nossa moderna sociedade é o esforço grupal organizado. O mundo atual é um mundo de organizações. Todas as principais atividades necessárias à vida em sociedade são realizadas e interligadas por organizações. Dificilmente uma organização (unidade empresarial, produtora de bens e serviços que satisfazem as necessidades dos clientes – que podem ser consumidores, usuários, associados ou contribuintes), é composta por apenas uma pessoa. São inúmeros especialistas, que desenvolvem atividades juntos, para atingir um objetivo comum. Porém, o trabalho desses especialistas não é conseguido de maneira automática. Eles devem ser orientados por um outro tipo de especialista, que deve fazer com que eles trabalhem juntos, de maneira diferente. Todo indivíduo que conduz um grupo de pessoas na realização de tarefas capazes de contribuir para o alcance dos objetivos da organização é um administrador, independentemente do nível hierárquico em que esteja situado, do tipo de formação profissional ou do tipo de organização em que esteja atuando, empresarial ou não empresarial.
O esforço grupal organizado e cooperativo na realização de tarefas, em todas as áreas e em todos os níveis da organização, deve ser orientado a fim de que os objetivos propostos sejam alcançados. E para ser bem sucedida, a organização precisa ser administrada. A essa orientação na busca do sucesso, dá-se o nome de Administração, feita e implementada pelo Administrador.
Para tanto, esses administradores devem possuir habilidades ou desempenhar atividades em três grandes áreas, a saber:
Técnica: o administrador deve, necessariamente, conhecer as técnicas do trabalho a ser realizado pelo grupo que ele orienta. Exemplo: Um gerente de vendas deverá, forçosamente, conhecer as técnicas e procedimentos específicos de vendas;
Relações humanas: O administrador lida com pessoas, devendo suplementar seus conhecimentos técnicos com a capacidade de