empreendedorismo social
Conhecido Como o “o motor da economia “, o empreendedor é um agente de mudanças. Segundo o economista austriaco Schumpeter, o empreendedor está associado ao desenvolvimento econômico, a inovacao e ao aproveitamento em oportunidades em negócios, esta associação pode ser resumida pela a definição de Filion(1991):” um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.”
A natureza do empreendedorismo nos diz que
Empreendedorismo não é um tema novo , existe des de sempre.
Não é um fenomeno apenas economico , mas sim social
Tem como fundamento a cidadania, visa a contrução do bem-estar coletivo, da cooperação e do espirito comunitario.
Não é um fenômeno individual, não é um dom que poucos têm. É coletivo, comunitário. A comunidade tem o empreendedor que merece, porque cabe a ela criar o ambiente propício. A tese de que o empreendedor é fruto de herança genética não encontra mais seguidores.
Sua importancia para a sociedade
O empreendedor é resposável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social, por meio de inovação, dizamina e econimia. O conceito de empreendedorismo trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões e países. Implica a idéia de sustentabilidade.
O empreendedorismo é a melhor arma conta o desemprego, e gera autonomia, auto-realização e busca do sonho para o o indivíduo.
Segundo Timmons (1994) “ o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20.”
Fonte
DOLABELA, F. O segredo de Luisa. São Paulo: Sextante, 2008.