RENDA FIXA E VARIAVEL
Acadêmicos: Daiane Burato Alano; Dênis Flores Nascimento
Professor: Joelcy José Sá Lanzarini
Disciplina: Mercado de Capitais
Curso: Economia
RENDA FIXA E VARIAVEL
CRICIÚMA, MAIO DE 2014
1 Sumário
1 Sumário 2
2 Defina o que são investimentos de renda fixa e de renda variável 2
3 Quando se deve optar por investimentos de RF pré-fixada ou pós-fixada? 2
4 Explicar os principais tipos de investimentos de RF e de RV 3
5 Riscos 3
6 Bibliografia 4
2 Defina o que são investimentos de renda fixa e de renda variável
Renda fixa e variável é a forma como classificamos os investimentos. Renda fixa é aquela que sabemos exatamente qual vai ser o retorno do investimento. Enquanto que a variável não é possível saber qual vai ser o retorno do investimento ou se trará prejuízos.
3 Quando se deve optar por investimentos de RF pré-fixada ou pós-fixada?
Ambos os investimentos de renda fixa geram retorno garantido, porém de forma diferentes. Os investimentos de renda fixa pré-fixados são entendidos como uma espécie de empréstimo que o investidor, por exemplo, concede a uma instituição financeira. Quando se investe em renda fixa, se está, por exemplo, comprando Títulos da Divida. O investidor empresta dinheiro ao emissor do titulo, que até a data de resgate desses titulo paga-lhe os juros. Os exemplos de títulos pré-fixados mais comuns são: CDBs, Fundos de Renda Fixa, Títulos de divida publica, etc.
Já a renda fixa pós-fixados, ocorrem oscilações em função das variações do mercado financeiro, da cotação do titulo e/ou do indexador. Ou seja, o retorno é certo, mas não se sabe ao exatamente o tamanho deste lucro a ser auferido no futuro. Um exemplo disso, seria um titulo de divida cujo que prometa pagar uma certa porcentagem de outro investimento de renda fixa, como o CDI. Dessa forma, a rentabilidade