Tabalho atps 4
Disciplina de Ética Aplicada a Fisioterapia – 1 série (Diurno)
Professora:
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Universidade Anhanguera - Uniderp
“O sentido biológico e ético da dor. A dor como evento incapacitante. A dor usada como instrumento nas relações fisioterapeuta-paciente e paciente-sociedade.”
10 de Maio de 2013
Campo Grande – Mato Grosso do Sul
Introdução
O trabalho a seguir baseia-se no tema “O sentido biológico e ético da dor. A dor como evento incapacitante. A dor usada como instrumento nas relações fisioterapeuta-paciente e paciente-sociedade”. Aonde se enfatiza o caso de pacientes com AVC, que relatam sobre as etapas do que ocorreu e sofreram com sua doença.
Discute-se ainda sobre as soluções para amenizar a dor dos pacientes com AVC. Ou seja, mostra que a fisioterapia, está fortemente ligada aos casos como estes. E, no tratamento para reabilitação de cada paciente. Consta-se também, que o profissional tem que pautar-se sempre no código de ética.
A metodologia utilizada foi à pesquisa via internet, debate entre os integrantes do grupo e alguns conhecimentos próprios.
Passo 1
Analisar o caso proposto sob o aspecto da dor que o paciente sentiu em todas as etapas de sua doença.
Primeiramente no caso do senhor que sofreu o AVC, ele deveria ser tratado desde o início de sua doença. O senhor foi deixado em uma maca de hospital sem ser atendido. Se fosse atendido logo quando chegasse poderia iniciar o tratamento imediatamente para ter uma recuperação mais rápida. E mesmo quando este doente ficou internado um mês no hospital, não recebeu o atendimento de profissionais adequados, quando proibiram a entrada de uma equipe de fisioterapeutas para ajudar o doente em sua recuperação. O hospital deveria além de deixar o grupo de fisioterapeutas trabalharem sobre o paciente, oferecer equipamentos necessários para o uso no doente.
Logo após de ser