Artigo investimentos a longo prazo
Marcos Vinícius Iankous Caixeta*[1]
RESUMO
Palavras-chave: Investimentos a longo prazo; investidor; vantagens; desvantagens; lucro; rentabilidade.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Rodrigues (2009),
A gestão financeira consiste no planejamento, análise, e tomada de decisões relacionadas com a gestão do dinheiro. Uma boa gestão do orçamento familiar resulta assim de um equilíbrio entras as receitas e as despesas, ou seja, entre o que se ganha e o que se gasta.
Uma boa gestão financeira além de dar uma estabilidade orçamentária permite que possam ser realizados investimentos a longo prazo que futuramente venham a incrementar seus ganhos pessoais.
O profissional tem o dever de auxiliar o investidor na melhor tomada de decisões, identificando os caminhos para poder gerir da melhor forma possível o seu investimento.
No decorrer deste trabalho, verificou-se a importância de realizar uma gestão financeira pessoal estratégica, os benefícios e riscos de realizar investimentos a longo prazo nas mais variadas opções do.
Segundo Marion (2003, p.25), “a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.”
2 GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL
A dificuldade em controlar e equilibrar seus ganhos com suas despesas ocorre por desconhecimento dos princípios da administração financeira e diversas vezes o salário ganho com sacrifício e muito esforço acaba sendo mal utilizado.
Segundo o Portal Transforma (2010), em pesquisa realizada pelo IBGE (2010), 85% das famílias brasileiras têm algum tipo de dificuldade financeira e tais dificuldades não dizem respeito apenas à renda adquirida, mas também ao endividamento com juros altos, pagos devidos a empréstimos realizados e a falta de controle de gastos realizados.
2.1 Conceitos
Segundo Rodrigues (2009),
A gestão financeira consiste no planejamento, análise, e