Guerra na África
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO
Geferson Santana – Bolsista PIBEX
E-mail: gefsdj@hotmail.com
Leandro Antônio de Almeida – Orientador PIBEX
E-mail: leandroaalmeida@hotmail.com
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Á AFRICA NA SEGUNDA GRANDE GUERRA DO SÉCULO XX
Os africanos foram rejeitados e tiveram suas imagens estereotipadas nos livros didáticos. A historiografia recente sobre a Segunda Guerra Mundial tem se empenhado para provocar mudanças importantes, descentralizando as concepções equivocadas e eurocêntricas. A coleção História Geral da África (HGA) largamente divulgada pela
UNESCO desde 2010 é uma grande contribuição para os estudos ainda tímidos sobre a participação dos africanos na guerra.
É importante a divulgação da nova historiografia sobre os africanos, onde estes são colocados na posição de sujeitos históricos, e não são associados a imagem de passividade, incivilizados, monstros, sem história e outras imagens preconceituosas.
Aos poucos novos temas e novas abordagens vão surgindo e os estudos na sala de aula vão se enriquecendo.
A iniciativa na sala de aula por parte dos professores é um bom caminho, onde novos horizontes são apontados sobre povos africanos secularmente estigmatizados. A abordagem sobre os africanos na guerra é um caminho possível, onde é evidenciada pela produção historiográfica recente a importância desses povos na libertação de outros povos da Europa, a exemplo da França dominada pelos nazistas.
Geferson Santana – a participação da Bahia na 2ª Guerra Mundial – Sequência Didática
Primeira, segunda e terceira aula
O docente deve exibir do filme DIAS DE GLÓRIA, que tem como foco o processo de arregimentação dos africanos para lutar em territórios africanos e europeus, inclusive na libertação da França dominada pelos nazistas.
O filme é passo inicial para se pensar a temática da Segunda Guerra e a participação