África Pós Guerra
KAROLINE OLIVEIRA RAMON
LUCAS CAMPOS SILVEIRA
RAFAEL LUIS FREITAS
YAGO WOLFF ALVES DE SOUZA
ÁFRICA POS II GUERRA
IGUABA GRANDE
2013
KAROLINE OLIVEIRA RAMON
LUCAS CAMPOS SILVEIRA
RAFAEL LUIS FREITAS
YAGO WOLFF ALVES DE SOUZA
ÁFRICA - POS II GUERRA
Trabalho apresentado á disciplina de História, ministrada pelo professor A. Gil aos alunos do 3° ano do Ensino Médio.
IGUABA GRANDE
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 01
ÁFRICA - POS II GUERRA 02/03/04
CONCLUSÃO 05
BIBLIOGRAFIA 06
INTRODUCÃO
No final da Segunda Guerra Mundial, não havia mais clima político no mundo para a preservação de impérios coloniais. A guerra marcou a derrota do Japão, da Alemanha e da Itália, países que tinham um projeto declaradamente colonialista. A própria criação da Organização das Nações Unidas, a ONU, em junho de 1945, tinha formalmente, como premissa, assegurar a igualdade entre todos os países do mundo.
Apesar da extrema miséria, a África ocupou um lugar importante durante a Guerra Fria. A luta pela independência, desenvolvida por grupos nacionalistas em diversos países africanos, ganhou força na segunda metade do século XX.
O apoio a esses grupos, por parte de Washington e Moscou, contava pontos na disputa ideológica entre as duas superpotências.
2
A ÁFRICA DEPOIS DA GUERRA
Após a Segunda Guerra Mundial, a Ásia e a África passaram por grandes transformações históricas internas. Nesses dois continentes se iniciou a descolonização, ou seja, o processo de independência das colônias pertencentes aos países imperialistas europeus. Esse