Guerras Civis Na Africa
Em 1994 ocorreu um dos piores massacres já conhecidos na história da humanidade. Em Ruanda, durante 4 meses, seres humanos foram assassinados com requintes de crueldade, por machados, facões, armas de fogo e outros instrumentos capazes de tirar a vida com muita dor e sofrimento. Motivo: guerra étnica. os autores? Povos de etnia hutu x povos de etnia tutsi , ambas ruandeses , ambas africanas ambas seres humanos, e por fim, ambas vítimas da colonização ocidental que, ao longo dos anos, incitaram violentamente uma contra a outra.
Mas por que tanto ódio?
Até a colonização alemã e posteriormente a belga, as duas etnias viviam em relativa paz e harmonia.
Mas a história nos conta que por ocasião da colonização belga, os tutsis foram considerados mais capacitados a receber educação, treinamento militar e ainda, a ocuparem cargos estatais na administração colonial. Para isto, até mesmo a aparência física era usada como justificativa, já que os tutsis eram mais altos e mais claros que os hutus.
Após a independência de Ruanda, na década de 60, a maioria hutu identificou todos os problemas econômicos e sociais com a minoria tutsi, a qual, como já dito, participava da administração ruandesa durante o período colonial e ainda, pós independência. Ou seja, tudo o que deu errado, deu errado por que os tutsis estavam no comando. Uma espécie de ódio acumulado...
Sendo assim, não restou outra saída senão o exílio da minoria que encontrou abrigo em Uganda. Mas lá, líderes políticos tanto tutsis como hutus moderados, organizados em nome da Frente Patriótica Ruandesa (FPR), intentavam depor o presidente hutu que governava o país com mãos de ferro , principalmente, em relação aos tutsis que não se exilaram.
E o conflito estava a ponto de explodir, bastaria uma fagulha, acesa óbvio, com a queda do avião do presidente hutu, morto no desastre e que diga-se de