guarda compartilhada
Disciplina: Metodologia
Professora: Ana Maria
Curso: Direito Turma: 2012.2
Alunas: Karoline Kelly Teixeira Jales Prestes Nhayara Ingrid Macêdo Bezerra
PROJETO
1. Tema
Guarda Compartilhada
2. Problema Qual a importância de um trabalho interdisciplinar, que conjugue os aspectos jurídicos e psicossociais, para melhor sustentar a decisão pela guarda compartilhada?
3. Objetivos
Geral:
Observar, através de dados comprobatórios, a eficácia da guarda compartilhada.
Específico 1: Abordar o desenvolvimento da guarda compartilhada.
Específico 2: Analisar jurisprudência sobre o tema e a importância do parecer técnico para a conclusão do caso.
Específico 3: Analisar/avaliar a eficácia da guarda compartilhada como solução adequada para o contínuo desenvolvimento psicológico da criança.
4. Justificativa
Tendo em vista o aumento considerável do número de divórcios no Brasil, no qual, segundo dados divulgados pelo IBGE, só em 2010 foram registrados nos cartórios 243.224 mil divórcios, motivados geralmente, por traição, ciúmes, dinheiro e incompatibilidade de gênios, ressalta-se a importância de se discutir as modificações e avanços sobre a uma temática profundamente relacionada a estes acontecimentos, a Guarda Compartilhada dos filhos, que se torna mais importante dentro desses divórcios ditos litigiosos, em que “o entendimento entre as partes é mais complicado.” Após ocorrido o rompimento do vínculo familiar, a situação das crianças geradas nesses relacionamentos merece uma atenção especial e uma análise mais detalhada do magistrado que se encontra diante uma situação de decisão da guarda e regulamentação de visitas dos filhos. Considerando a importância do bem estar, do desenvolvimento psíquico adequado desse menor após tal rompimento familiar, a decisão levada ao judiciário deve ser bem analisada, considerando as leis garantidas no Direito da Família. A legislação sobre