Greve
Existem regras para a execução da greve, pois para que esta seja capaz de conquistar suas reivindicações é necessário que o abandono de trabalho seja coletivo e represente a vontade da maioria manifestada tácita ou expressamente. Este trabalho tem como objetivo principal explicar o que é a greve, quais são os seus efeitos e suas particularidades.
Existem diversos conceitos de greve, porém de uma forma geral a greve pode ser caracterizada como um instrumento de reivindicação trabalhista, que possui diversas modalidades. A prática da greve pode envolver diversos objetivos, entre eles salariais, morais, políticos e até mesmo sociais.
Desenvolvimento Entre os conceitos de greve estão: - é a suspensão temporária do trabalho. - é um ato formal condicionado à aprovação do sindicato mediante assembleia. - é uma paralisação dos serviços que tem como causa o interesse dos trabalhadores. - é um movimento que tem por finalidade a reivindicação e a obtenção de melhores condições de trabalho ou cumprimento das obrigações assumidas pelo empregador em decorrência das normas jurídicas ou do próprio contrato de trabalho. A greve é fundamentada no princípio da liberdade de trabalho. Existem países onde a greve é um direito ou uma liberdade e existem países que a proíbem tornando a sua prática uma infração penal. Quanto aos efeitos sobre o contrato de trabalho, a greve é uma suspensão ou interrupção do contrato de trabalho.
O artigo 9° da Constituição Federal conferiu o direito de greve a todos os trabalhadores inclusive da iniciativa privada, bem como aos servidores públicos civis, artigo 37, VII. Empregados públicos da sociedade de economia mista, ou da empresa publica, têm o exercício do direito de greve regulado pela Lei n° 7.783/89, enquanto os demais servidores civis dependem de uma lei específica reguladora da matéria, ainda a ser editada.
Lei n° 7.783/89 não pode ser aplicada para regular a greve do