Sitemas distribuidos
Elionei Anjos da Silva
ANALISE E PROGETO DE SISTEMAS
TEIXEIRA DE FREITAS-BA
2012
A técnica da análise essencial
Do ponto de vista da abordagem, a análise essencial considera três perspectivas: funções, dados e controles. Em relação ao grau de abstração, a análise essencial considera dois níveis: o nível essencial e o nível de implementação. O nível essencial é representado pelo chamado modelo essencial e o nível de implementação é representado pelo chamado modelo de implementação.
Modelo essencial: apresenta o sistema num grau de abstração completamente independente de restrições tecnológicas. Antes que um sistema seja implementado é necessário conhecer a sua verdadeira essência, não importando saber se sua implementação vai ser manual ou autorizada, e nem mesmo que tipo de hardware ou software vai ser usado.
Modelo de implementação: apresenta o sistema num grau de abstração completamente dependente de restrições tecnológicas. É derivado do modelo essencial. Diz respeito à implementação do sistema. Neste modo são colocadas todas as características tecnológicas, importando saber se sua implementação vai ser manual ou automatizada, que tipo de hardware e software vai ser usado.
Vantagens da Análise Essencial em relação a Analise Estruturada: 1. A análise essencial começa pelo modelo essencial, o que equivale, na análise estruturada, a partir diretamente do modelo logico proposto. Sendo assim já economizamos duas etapas de modelagem na análise estruturada, o modelo físico atual e o modelo logico atual. 2. A análise estruturada aborda duas perspectivas do sistema; funções e dados. A análise essencial aborda três perspectivas; modelo físico, atual e logico atual. 3. Um dos problemas mais relevantes na especificação de um sistema é como efetuar o seu particionamento. A análise estruturada propõe um particionamento através de uma abordagem do tipo top-down. Outra forma de particionamento