grecia
- Sabemos muito pouco sobre a era que se seguiu ao colapso da civilizaçao micena da Grecia em 1070 a.C, por que nenhum registro escrito chegou até nos.
- Mas, por volta de 750 a.c, agrupamentos de aldeias espalhados por toda a Grecia continental, pelas ilhgas e na Jonia (na Ásia Menor, colonizada por gregos) haviam se transformado em cidades-Estados, ou pólis.
- A rivalidade entre as pólis era feroz, e lutas aconteciam com frequencia; por volta de 600 a.c, Esparta, Tebas, Corinto e Atenas dominavam.
- Os sistemas de governo variavam de uma pólis para outra.
- Aprincipio a monarquia era o mais comum, mas no séc.vII a.C algumas cidades-Estados depuseram seus reis e instituiram 'tiranias': governos sob autocratas de nobres famílias, como a de pisístrades, em Atenas.
- Uma forma rudimentar de democracia surgiu ao mesmo tempo em Atenas, começando pelas reformas do grande legislador SÓLON, por volta de 594 a.C.
- Apesar da rivalidade, alguns fatores culturais uniram as pólis, tais como a crença em divindades comuns e a participaçao em eventos culturais, como os jogos pan-helênicos em Olímpia.
- Filósofos, principalmente na Jônia, começaram a especular sobre a natureza do Universo, enquanto um rico legado de poesia provavelmente contendo as primeiras versoes escritas da Ilíada e da Odisseia, de HOMERO, veio a tona.
- Alfabeto: método de escrita fonético, inventado provavelmente no Oriente Médio pelos fenicios....
Conhecendo a classe dominante
- No seculo vII a.C, os habitantes da Ática eram governados pelo que eles consideravam ser um rei, essa liderança nao era o que as pessoas de hoje entendem por rei.
- Os gregos antigos usavam a palavra 'basileu' para descrever um rei.
- Essa palavra pode ser traduzida como 'soberano', de forma que os individuos nao eram reis verdadeiros com Henrique vIII.
- Um basileu era apenas um membro do Conselho de Oficiais, eleito anualmente como conselheiro ou oficial do