Gravimetria
Pode-se proceder com a separação da amostra através de 4 formas diferentes: Precipitação , eletrodeposição, volatilização ou extração.
A gravimetria por precipitação é feita da seguinte forma: primeiramente realiza-se a precipitação e, posteriormente, faz-se a filtragem, a lavagem, o aquecimento e a pesagem. O componente que se objetiva determinar é isolado a partir da adição de reagentes capazes de formar uma substância de pouca solubilidade, visto que o analito inicial encontrava-se em uma forma solúvel. A filtração pode ser realizada através de um funil de vidro e papel filtro próprios para tal ação e o aquecimento é feito em mufla com aquecimento a partir de 1000 C.
Pela análise gravimétrica é possível quantificar a quantidade de cada componente que está presente na formula de um fertilizante. Os fertilizantes agrícolas possuem formulações para suprir necessidades das plantas. O NPK contém componentes que não estão amplamente disponíveis no solo. Assim, é calculada a quantidade de nitrogênio, fosforo e potássio de acordo com a deficiência de cada solo para o plantio como, por exemplo, 04-14-08 utilizado em pré-plantio, o qual contém em sua formulação 4% de nitrogênio, 14% de fosforo e 8% de potássio.
Objetivo:
Proceder com a determinação da quantidade de fósforo em um fertilizante comercial de rotulo EP SP 1001 19 – 6 Potirendaba SP Nitran – Sais 04 – 20 -20