Paisagismo
BRASIL
A introdução do paisagisrno no Brasil foi tardia. Com poucas exceções, os primeiros grandes espaços verdes só apareceram no século XVIIl. O Passeio Público do Rio de Janeiro, por exemplo, um antigo charco, foi aterrado e ajardinado em 1783. Porém, havia tantas regras para a utilização, que o local acabou sendo abandonado.
Finalmente, nos idos de 1800, surgem os palacetes, grandes casas (até então, a maioria das residências eram geminadas). Ao redor delas, um espaço livre residencial. Nos palacetes do país, era visível o ecletismo, com espécies brasileiras decorando jardins ingleses e franceses.
Mas o grande marco do paisagismo no País, seria o surto de naci¬onalismo decorrente do pós-guerra. Seguindo esta linha, chegariam ao jardins as idéias do paisagista Burle Marx, defendendo o uso da flora tropical.
Termos Ligados a Paisagismo
Paisagem: é onde se deriva a palavra Paisagismo. Paisagem significa espaço de terreno que se abrange num lance de vista, ou extensão territorial a partir de um ponto determinado.
Arquitetura Paisagística: é sinônimo de Paisagismo. Os termos “arquitetura paisagística e arquiteto paisagista” foram introduzidos por Frederick Law Olmsted, por volta de 1860. (Olmsted foi um notável paisagista; entre seus trabalhos, está o Central Park de Nova York, feito em 1856).
Micropaisagismo: é o trabalho de Paisagismo realizado em pequenos espaços (jardins, por exemplo). Na representação gráfica desse tipo de projeto, a escala adequada está, aproximadamente, entre 1:50 e 1:1000. Na maioria dos casos, um micropaisagismo pode ser desenvolvido por um so profissional, por ser, predominantemente, criação artística, envolvendo solucôes técnicas mais simples.
Macropaisagismo: é o trabalho de Paisagismo realizado em grandes espaços (parques, arborização urbana, etc.), utilizando, para representações gráficas, escalas menores que 1:1000 (em geral, 1:5000 a 1:50000). É,