obesidade
A obesidade e o excesso de peso são diferentes no grau de acumulação de gordura no corpo. O peso ideal é bastante variável de pessoa para pessoa, consoante sexo, idade, forma física, etc.
Todas as pessoas que pretendem perder peso, devem fazê-lo com médicos e técnicos especializados, de maneira a emagrecerem de uma forma saudável e não andarem nas dietas.
Muitas crianças sofrem de obesidade. A obesidade tem impacto na vida das crianças e tem consequências físicas, sociais e psicológicas, como a depressão, a ansiedade, a competência social e os problemas comportamentais.
IntroduçãoDescriçãoTratamento
A obesidade é considerada hoje uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e que causa a morte precoce. A obesidade acomete uma grande proporção de pessoas - no Brasil 40% da população adulta tem excesso de peso.
Calcula-se que 300.000 pessoas nos Estados Unidos morrem por ano precocemente devido à obesidade e no Brasil, este número está entre 50.000 e 100.000 pessoas.
Há ainda muita desinformação a respeito da obesidade sendo que, durante muitos anos, ela era associada a falta de caráter, auto-indulgência ou distúrbios psíquicos dos indivíduos por ela acometidos. Sabe-se hoje que a obesidade é muito mais do que isso e que decorre de uma série de fatores - genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais - ainda não totalmente esclarecidos.
Descrição
O que é obesidade?
Quais são as causas da obesidade?
Quais são os fatores de risco da doença?
Quais os tipos de obesidade?
Quais as conseqüências da obesidade se não houver tratamento?
Quais as chances dos filhos de indivíduos obesos apresentarem a doença?
Quais as formas clínicas de obesidade?
A obesidade atinge com maior freqüência algum grupo específico de pessoas?
Tratamento
Como é o tratamento?
Como é feito o tratamento medicamentoso?
Quais os tipos de tratamento