Granulometria
Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem (Ribeiro, 2008) isto é, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto (Portal do concreto,2010). Por isso apresentam grande importância na industria de construção civil, aumentando a resistência ao desgaste, e economia na produção de concreto.
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.
A caracterização de um agregado pode ser efetuada através de seus parâmetros físicos, através de peneiração. Eles servem, além do mais, para compará-lo com outros elementos envolvidos no concreto, conforme descreve a Tabela 1.
Tabela 1. Classificação de agregados
Classificação dimensional dos agregados
Agregado graúdo
4,75mm (nº4) / 75mm(3")
Agregado miúdo
0,150mm(#100) / 4,75 mm
Pedrisco
4,75 mm / 12,5 mm (1/2")
Pó de pedra
3,90
Areia média 3,90 > MF < 2,40
Areia fina MF < 2,40
Assim, sabendo que a amostra possui módulo de finura igual a 3,8, (vide cálculo a cima), a mesma pode ser classificada de acordo com Duff-Abrams em areia média, pois seu módulo de finura pertence ao seguinte intervalo; 3,90 > 3,8 < 2,40.
Dimensão Máxima Característica
A dimensão máxima característica está associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura de malha quadrada, em mm, das peneiras listadas acima, à qual