trabalho pagina 149 de 1 a 15
A digitação barroca foi a primeira digitação a se popularizar, no ínicio do sucesso da flauta doce, muitos séculos atrás. Durante um tempo a flauta doce foi esquecida e na Alemanha ela foi re-descoberta e uma nova digitação, que facilitava a escala de DÓ Maior foi criada.
Esta digitação germânica facilitava algumas notas, porém, complicava outras. Hoje em dia a flauta doce mais vendida é a modelo soprano, que pode ser encontrada nas duas versões, germânica e barroca. Não é comum encontrar os outros modelos de flautas doce sendo vendidas no modelo germânico, apenas no barroco.
Muitos não sabem, mas existem vários tipos de flauta doce. sopranino - sons agudíssimos soprano - sons agudos, a mais popular, fazendo com que muitos pensem que só ela é a "flauta-doce". alto ou contralto - sons agudos e médios tenor - sons médios e graves. baixo - sons graves e gravíssimos. contra-baixo - sons gravíssimos. As flautas doce são afinadas em DÓ e em FÁ :
DIGITAÇÃO GERMÂNICA FLAUTAS EM DO
do do# ou reb re re# ou mib mi fa fa# ou solb sol sol# ou lab la la# ou sib si DO
DO# ou REb
RE
RE# ou MIb
MI
FA
FA# ou SOLb
SOL
SOL# ou LAb
LA
LA# ou SIb
SI
DIGITAÇÃO BARROCA FLAUTAS EM DO
do do# ou reb re re# ou mib mi fa fa# ou solb sol sol# ou lab la la# ou sib si DO
DO# ou REb
RE
RE# ou MIb
MI
FA
FA# ou SOLb
SOL
SOL# ou LAb
LA
LA# ou SIb
SI
DICAS PARA TOCAR FLAUTA DOCE
Articulação.
Você pode tocar a flauta doce apenas assoprando, porém, se tocar articulando um som as notas tendem a sair mais limpas e afinadas.
Experimente tocar falando a sílaba TU ou invés de simplesmente assoprar.
Notas Graves. ( do , re )
Estas notas são muito