grande arte
O trama de “A grande Arte se desenrola” a partir do assassinato de uma prostituta e sua amiga que foram marcadas com a letra “P” com uma faca na bochecha. Então neste romance policial, Mandrake tenta dissolver o mistério e anda sempre no lado sombrio da cidade. Esta obra foi publicada em 1983 e permaneceu durante meses na lista dos mais vestidos. Foi aclamada dentro e fora do Brasil.
Em 1991 ganhou uma adaptação para o cinema com a direção de Walter Salles. Rubem Fonseca é consagrado como um dos autores brasileiros contemporâneo mais original. Já ganhou prêmios como o Prémio de Camões. Antes de se dedicar a leitura ele seguiu carreira na polícia do Rio de Janeiro.
Resumo:
O livro “A grande arte” se passa em grande parte no Rio de Janeiro, e está dividido em duas partes, sendo a segunda uma volta ao tempo que depois retorna para o presente. A linguagem coloquial, junto com análises psicológicas associadas a trama policial aparecem na obra. A história começa com a prostituta Gisela que vai até o escritório de advocacia de Mandrake e seu sócio Wexler pedindo para que eles a defendam. Ela havia tentado chantagear Roberto Mitry, que faz parte de uma facção criminosa. Mandrake recusa o caso e a manda embora, e dois dias depois ela aparece morta com um “P” marcado em seu rosto, assim como sua amiga massagista Danusa, ambas mortas da mesma forma e com a marca no rosto.
Mandrake fica sabendo do envolvimento delas com Cila, que em seguida também aparece morta. Cila possuía duas amantes, entre elas Rosa Leitão. A filha de Rosa, Bebel, leva