servlet
21 de outubro de
2013
Aplicações Web
Se um dia a Internet era composta, principalmente, de páginas estáticas com conteúdo institucional, hoje ela oferece uma infinidade de aplicações com conteúdo dinâmico e personalizado. Diversas tecnologias possibilitaram essa revolução: seja para construir um simples site com conteúdo dinâmico ou para construir um complexo sistema de Business-To-Business, é necessária a utilização de ferramentas que possibilitem consultas a bancos de dados, integração com sistemas corporativos, entre outras inúmeras funcionalidades.
Dentre as diversas tecnologias disponíveis atualmente para o desenvolvimento dessa classe de aplicações, destaca-se a de Servlets e a de páginas JSP (Java Server Pages).
A utilização de Servlets e de páginas JSP oferece diversas vantagens em relação ao uso de outras tecnologias (como PHP, ASP e CGI). As principais vantagens são herdadas da própria linguagem Java:
•
•
•
Portabilidade: a aplicação desenvolvida pode ser implantada em diversas plataformas, como por exemplo, Windows, Unix e Macintosh, sem que seja necessário modificar ou mesmo reconstruir a aplicação.
Facilidade de programação: a programação é orientada a objetos, simplificando o desenvolvimento de sistemas complexos. Além disso, a linguagem oferece algumas facilidades, como por exemplo, o gerenciamento automático de memória
(estruturas alocadas são automaticamente liberadas, sem que o desenvolvedor precise se preocupar em gerenciar esse processo).
Flexibilidade: o Java já se encontra bastante difundido, contando com uma enorme comunidade de desenvolvedores, ampla documentação e diversas bibliotecas e códigos prontos, dos quais o desenvolvedor pode usufruir.
Além dessas vantagens, a arquitetura de Servlets e páginas JSP possibilitam alguns benefícios adicionais:
•
Escalabilidade: na maior parte dos servidores de aplicações modernos, é possível distribuir a carga de