Relatorio Principios
I. Objetivos
O objetivo deste experimento é analisar o funcionamento de um demodulador síncrono AM-DSB.
II. Materiais Utilizados
1 Osciloscópio
3 Geradores de Áudio
1 Transistor BC548
1 Resistor de 3,3 kΩ
2 Resistores de 4,7 kΩ
5 Resistores de 10 kΩ
1 Resistor de 12 kΩ
1 Resistor de 47 kΩ
1 Indutor de 10 mH
1 Capacitor de 1 ηF
1 Capacitor 1,5 ηF
6 Capacitores de 10 ηF
1 Diodo
1 Protoboard
III. Introdução Teórica
A demodulação AM se baseia na seguinte identidade trigonométrica:
Onde, dado um sinal a(t) que sofreu uma modulação em amplitude, para podermos recuperá-lo é necessário um oscilador que apresente sincronismo de fase e de frequência com a portadora utilizada no processo de modulação. A Figura 01 representa o diagrama de blocos básicos do Demudulador Síncrono AM-DSB-SC.
Figura 01 – Demodulador AM-DSB-SC.
Assim:
(2) (3)
(4)
Deste modo, passando-se o sinal e1(t) num Filtro Passa-Baixa (F.P.B.) adequado, o segundo termo será “barrado” e o sinal de informação poderá ser recuperado com:
(5)
No entanto, se o oscilador síncrono não apresentar sincronismo de frequência, ou seja, oscilar numa certa faixa (ω0 + Δω), a saída ficará da seguinte maneira:
Com isso, em vez de recuperarmos um sinal com frequência ωm, recuperamos um sinal que contém duas frequências diferentes de ωm.
Outro problema que pode ocorrer, além da falta de sincronismo de frequência, é a falta de sincronismo de fase. Considerando-se cos (ω0t + θ), teríamos na saída:
(7)
Assim, se tivermos um θ constante, o único efeito será uma perda na amplitude do sinal. No entanto, se θ variar com o tempo (θ=θ(t)), o sinal recuperado apresentará variações