Relatorio 5 O Principio De Pascal
Rennan Silva Dantas
Docente: Heron Freitas
Objetivos
Analisar e visualizar se o experimento se adequa ao que diz o princípio de Pascal, ou seja, que as pressões nos líquidos se transmitem integralmente em todas as direções;
Resumo Através deste experimento é possível propiciar um melhor entendimento acerca do principio de Pascal, mesmo se tratando de algo mais científico (devido à manipulação de instrumentos mais precisos) em virtude de busca por resultados mais precisos e compatíveis e capazes de provar as leis determinadas, mas sem deixar de ser uma atividade adequada para comprovar os princípios almejados.
Introdução e aspectos teóricos
É plausível reproduzir de forma experimental leis, conceitos e princípios que explicam os efeitos da pressão sobre um líquido incompreensível. Pensando nisso, foram realizados procedimentos nos quais testamos a teoria do princípio de Pascal com a água. A Lei de Pascal diz que qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio hidrostático transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém, sendo que a pressão hidrostática é definida pela pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Este princípio foi uma constante em nosso experimento.
Aspectos Experimentais; Material e Métodos.
Materiais
Painel hidrostático;
Escala milimetrada acoplável ao painel;
Tripé com haste e sapatas niveladoras;
Seringa de 10 ml;
Prolongador para seringa;
Copo de Becker de 250 ml contendo água colorida.
Métodos Primeiramente, realizando a devida montagem do experimento como ajustar a artéria na posição de 400 mm (FIGURA 1); acoplar o prolongador na seringa (3 – FIGURA 1); injetar o 11 ml de água pela artéria, onde o liquido irá se prolongar na mangueira; e depois acrescentar 3 ml nas posições A e B (FIGURA 1). Após concretizar essa etapa de montagem, passamos a analisar o experimento e o que acontece com o mesmo.