braço hidráulico
CURITIBA
2013
RELATÓRIO DE FÍSICA: BRAÇO MECÂNICO HIDRÁULICO
O Trabalho apresentado sob orientação da
Professor Rogério Mazur, referente a disciplina de Física.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O relatório apresentará procedimentos e equipamentos utilizados para o seu
Desenvolvimento, tendo como fundamento a Lei de Pascal, simulando o movimento de um Braço Mecânico Hidráulico real utilizado em escavadeiras, caminhões Munk, e em equipamentos de fábrica
2 OBJETIVO
O braço mecânico executará movimentos que deslocara um determinado objeto através de movimentos horizontais e verticais.
2.1 Princípio de Pascal
2.2
A forma do recipiente não afeta a pressão que o líquido, contido nele, exerce no fundo do recipiente. Se a pressão existente na superfície do líquido for aumentada de uma maneira qualquer - por um pistão agindo na superfície superior, por exemplo - a pressão p em qualquer profundidade deve sofrer um aumento exatamente da mesma quantidade. Este fato foi enunciado pelo cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), em 1653, e é conhecido como "Lei de Pascal", freqüentemente enunciada da seguinte maneira: O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido."
A figura (8b) ilustra dois recipientes cilíndricos de áreas transversais diferentes, interligados por um tubo contendo um fluido qualquer.
2.2.1.1 Empurrando o pistão de área menor A1 com uma força F1, produzimos um acréscimo de pressão naquela região dada por :
2.2.1.2 Podemos observar que a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo. O esquema da figura acima representa uma prensa hidráulica, que baseada no Princípio de Pascal, é um multiplicador de forças.Esse princípio é utilizado em cadeiras de