relatorio experimento sem mercurio
RELATÓRIO EXPERIMENTAL SOBRE O PRÍNCIPIO DE PASCAL, UTILIZANDO Hg.
HEBERTON FERREIRA
Recife – PE
Setembro/2015
RELATÓRIO EXPERIMENTAL SOBRE O PRÍNCIPIO DE PASCAL, UTILIZANDO Hg.
HEBERTON FERREIRA
Este relatório experimental é parte da avaliação da disciplina de Física
Experimental II, do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Estácio de Sá,
Campus Recife – San Martin, solicitado pelo professor Marco Luna
Recife – PE
Setembro/ 2015
Introdução
Neste relatório experimental tem-se o o objetivo de compreender na prática as transmissões de pressões nos líquidos, bem como utilizar conhecimento adquirido em práticas anteriores que levam à aplicação do príncipio de Pascal.
O procedimento realizado em laboratório específico da disciplina de física experimental II com o auxílio do professor da disciplina, bem como da técnica do laboratório da instituição de ensino.
No desenvolvimento do experimento foram encontradas algumas adversidades, tendo como a principal a falta de alguns materiais necessários para o completo desenvolvimento da prática laboratorial, tendo a principal ausência do elemento químico Hg ( mercúrio ). Porém com o uso da água H20 a prática foi realizada e utilizando-se de conhecimentos prévios do principio de Pascal, densidade, pressão entre outros pode-se realizar conjunturas a respeito do uso do mercúrio na experiência.
Referencial Teórico
Na prática abordada neste relatório, observa-se a pressão exercida por um líquido, tendo como base o principio de Pascal, que expõe que acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Um principio físico empregado nos postos de combustíveis, freios hidráulicos e elevadores hidráulicos mostrado no esquema abaixo:
Neste dispositivo, uma força F1 relativamente pequena é aplicada a um êmbolo de área A1 relativamente reduzida. Desta forma uma variação de pressão é transmitida ao