Relatorios contabeis e principios contabeis
2.1 Relatório contábil e seus objetivos Relatório contábil é uma exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Tem como objetivo relatar às pessoas que se utilizam da contabilidade (usuários) os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período. Os relatórios também são conhecidos como informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis.
2.2 Técnicas Contábeis O objeto da Contabilidade é o patrimônio, cujos fenômenos ela estuda, controla, interpreta e divulga através da aplicação das seguintes técnicas contábeis: • registro do fatos contábeis (escrituração) • demonstração expositiva desses fatos (demonstrações contábeis) • verificação se os registros e demonstrações foram feitos de forma correta e adequada (auditoria) • análise, comparações e interpretação dessas demonstrações (análise de balanço). Para assegurar o controle do patrimônio e fornecer informações e orientações sobre sua composição e variações, a Contabilidade faz demonstrações desse patrimônio e suas variações, dos pontos de vista sintético (resumido) e analítico (detalhado), através de técnicas especiais que obedecem aos princípios contábeis. Exemplo de demonstração contábil analítica: inventário de estoques, de duplicatas a pagar ou receber, etc. Exemplo de demonstração contábil sintética: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício.
2.3 Relatórios contábeis obrigatórios A Lei nr. 11638/2007, que alterou o Art 176 da Lei 6404/76 – Lei das Sociedades por Ações – estabelece que ao fim de cada período social (12 meses), a diretoria das Sociedades Anônimas e das sociedades consideradas de grande porte (ativo total superior a R$ 240.000.000,00 ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00) deverão elaborar e publicar, com base na escrituração contábil, as seguintes