pericia
Graduando Em Ciências Contábeis
ROSELI ALVES
ALAGOINHAS
2014
Faculdade Santíssimo Sacramento
Graduando Em Ciências Contábeis
RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.203/09
Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina de Auditoria Contábil I, oferecido pelo curso de Ciências Contábeis, turma do 7º semestre da Faculdade Santíssimo Sacramento sob a orientação da professora Luciana.
ALAGOINHAS
2014
Esta Norma de Auditoria trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Ela também explica o alcance, a autoridade e a estrutura das NBC TAs e inclui requisitos estabelecendo as responsabilidades gerais do auditor independente aplicáveis em todas as auditorias, inclusive a obrigação de atender todas as NBC TAs. Doravante, o “auditor independente” é denominado o “auditor”.
As NBC TAs são escritas no contexto da auditoria de demonstrações contábeis executada por um auditor, elas devem ser adaptadas conforme necessário às circunstâncias, quando aplicadas a auditorias de outras informações contábeis históricas.
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Como base para a opinião do auditor, as NBC TAs exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Asseguração razoável é um nível elevado de segurança.
Esta Norma é aplicável para auditorias de demonstrações contábeis para