Teoria da contabilidade
Como toda ciência, a contabilidade está fundada em princípios que norteiam a sua aplicação. São as vigas mestras dessa ciência. Um Princípio contábil é uma sentença das doutrinas e teorias relativas à Ciência Contábil, sendo, portanto, imutável no tempo e espaço. Para a classe contábil é como a “bíblia” que rege a profissão como um todo, ou seja, é a base de todos os fundamentos da Contabilidade.
Abordamos neste trabalho, um estudo sobre as normas e princípios contábeis que regem e determinam a Contabilidade no Brasil, através de Leis, resoluções e decretos de forma clara que ao analisar e estudar esse conteúdo seja possível o aprofundamento do conhecimento científico ligado às normalizações que devem ser seguidas pelas empresas no mercado competitivo e globalizado da atualidade.
A Contabilidade das empresas é a principal linguagem dos negócios, mesmo as entidades sem fins lucrativos, onde os gestores devem aprimorar seus conhecimentos sobre os aspectos de maior relevância referentes à prática da contabilidade interna aplicada nas empresas, buscando inovações para expandir seu patrimônio econômico, social e intelectual em conjunto com seus usuários internos e externos. Isso sem deixar que suas ações estejam interligadas com a ética para que sirvam de modelo para profissionais de vários países.
1 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS
A contabilidade tem como objetivo um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, sendo assim permitindo a cada grupo de usuários a situação econômica de sua entidade. O seu objetivo é permitir o controle e a apuração de resultado diante dos fatos decorrentes num sentido estatístico, fazendo com que as entidades tenham informações suficientes para as tomadas de decisões, tendo conhecimento dos fluxos de receitas e de despesas, que