Trabalho em equipe
De acordo com Marion em sua obra “Contabilidade Empresarial” aborda no sétimo capítulo, “Aspectos sobre a Teoria da Contabilidade”,alguns princípios da contabilidade, os primórdios, a descrição da demonstração financeira e o objetivo da mesma e breve explicação da Lei da Sociedade Anônima.
Marion inicia o capítulo apresentando que a teoria da contabilidade é composta por importantes aspectos, tais como: Objetivo da contabilidade; Cenários Contábeis; Princípios Fundamentais da Contabilidade; Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido; Receita e Despesa.
De acordo com o autor a contabilidade é um sistema de informação que auxilia os usuários a tomar decisões. Os dados gerados pelo sistema de informação, perante o autor, compõem os relatórios contábeis (que analisa a saúde econômica financeira- patrimônio- da empresa).
Marion afirma que a contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que compõem o patrimônio. A mesma surgiu da necessidade dos donos do patrimônio mensurá-lo e controla-lo.
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Os princípios da contabilidade visam a um tratamento uniforme e também serve para auditorias para examinar os relatórios contábeis.
De acordo com Marion há três tipos de grupos de princípios, sendo eles:
Postulados: são da entidade contábil e da continuidade.
É denominada entidade contábil empresa, pessoa ou entidade que efetue suas movimentações monetariamente e que necessita manter a contabilidade.
Marion defende que a entidade é uma pessoa distinta da pessoa do sócio e, assim, a contabilidade tem como fundamental objetivo de relatar os fatos da entidade contábil para os sócios ou demais usuários.
Um postulado também é composto pelo princípio da continuidade, que diante o escritor, é o desejo da entidade em prosseguir e por isso, a mesma investe em recursos. Esse princípio