Antropologia urbana e os desafios da metropole
Centro de Humanidades
Colegiado de Ciências Sociais
Disciplina: Introdução à Antropologia
Professor: Max Maranhão Piorsky Aires
-------------------------------------------------
Equipe: Amanda Almeida, Caiala Mariana, Janilly Silva, Mylena Ferreira, Natanael Silva e Vanêssa Sousa.
Fichamento de Citação: MAGNANI, José Guilherme Cantor. A antropologia urbana e os desafios da metrópole. Tempo soc. 2003, vol.15, n.1, pp.81-95.
“(...) há quem pense que a antropologia recorta sempre, como tema de estudo, um objeto exótico, distante ou singularizado [...] e quando se considera mais especialmente o trabalho do antropólogo às voltas com questões urbanas, pesa sobre ele um preconceito adicional, dessa feita partindo do interior da própria antropologia, ou seja, há uma espécie de discriminação doméstica.” (p.81)
“(...) a antropologia urbana, apesar de muitas vezes ser pensada como um desenvolvimento tardio da própria antropologia apresenta alguns antecedentes que foram até contemporâneos àqueles da antropologia clássica voltada para os chamados povos primitivos.” (p.82).
“Ao tomar como objeto do seu estudo as sociedades chamadas complexas, a antropologia urbana não deixa de ser antropologia, de forma que deve encarar um desafio: manter-se fiel ao patrimônio teórico e metodológico da disciplina, ao mesmo tempo em que é obrigada a trabalhar como outro tipo de recorte. E aqui está o problema, que é o de tentar reproduzir, principalmente no cenário das grandes metrópoles, aquelas condições tidas como clássicas na pesquisa antropológica: a dimensão da aldeia, da comunidade, do pequeno grupo.” (p.82-83).
“Proponho a hipótese de que a antropologia tem uma contribuição específica para a compreensão do fenômeno urbano, mais especificamente para a pesquisa da dinâmica cultural e das formas de sociabilidade nas grandes cidades contemporâneas e que, para cumprir esse objetivo, tem à sua disposição um legado teórico-metodológico que, não