CONTABILIDADE E CUSTOS UNI 1
Contabilidade: origem e evolução histórica
A Contabilidade surge nos primordios, onde o homem primitivo, percebeu a necessadidde de controlar seu “patrimonio”, ferramentas, animais e outros pertences. A sua evolução(contabilidade) está ligada diretamente a evolução do homem na sociedade.
Desde os registros antigos, percebe-se que a contabilidade se faz presente em grandes momentos da evolução humana, Revolução Agrícola, Revolução Industrial e Revolução Tecnológica.
É facíl perceber que com o passar do tempo, as simples “trocas”, evoluiram para compras “on line” em bolsas de valores ou de mercadorias de futuros. A contabilidade tem sido a linguagem para informar e controlar essas relações.
Contabilidade uma Ciência Social Aplicada
A contabilidade foi reconhecida como ciência social em 1834, pela Academia de Ciências da França, está ciência contábil é responsavel por registrar transações das organizações, com ou sem fins lucrativos, tendo a finalidade de gerar informações financeiras que possibilitem o controle do patrimônio.
Devido o seu caracter científico, garantem aos registros à lógica e a confiabilidade em suas aplicações de tecnicas específicas.
Objeto da Contabilidade
Um dos pressupostos básicos para que uma determinada área de estudos seja considerada uma ciência, é que esta possua um objeto próprio para pesquisas e formulação de teorias embasadas em conhecimentos obtidos pela aplicação de metodologias racionais. A Contabilidade tem como seu objeto de estudo o “patrimônio das entidades”.
O “objetivo” cientfico da contabilidade é apresentar corretamente o patrimônio dessas entidades e aprender a analisar as causas de suas mutações.
A correta apresentação do patrimônio remete ao objetivo “prático” da Contabilidade que pode ser expresso como sendo o de gerar informações de natureza econômica, financeira e física sobre o patrimônio das entidades e suas mutações, de forma a suportar as decisões que