Depressao
É um transtorno mental comum que pode se tornar crônica. É um estágio profundo e constante de sintomas depressivos, que afetam principalmente a área afetiva/emocional de uma pessoa.
FALAR: A depressão é uma patologia, um transtorno mental. Muitas vezes a palavra depressão é vulgarizada, banalizada, por exemplo, quando uma pessoa diz: hoje estou meio deprimida ou deprê. Mas a depressão é uma doença, caracterizada pela diminuição da capacidade da mente. É o conjunto de sintomas depressivos que são intensos e duradouros e não somente um momento de tristeza.
2. Fisiopatologia da Depressão
Pessoas com depressão apresentam distúrbios bioquímicos no cérebro, causados pela diminuição (recaptação) de neurostransmissores.
FALAR:A fisiopatologia da depressão é o que ocorre no cérebro de uma pessoa que está com essa patologia. O cérebro humano é formado por bilhares de neurônios, que se comunicam através dos neurotransmissores. São os neurotransmissores que levam os impulsos nervosos de um neurônio a outro ajudando na comunicação do corpo todo com o cérebro.
Então temos o neurônio pré-sináptico que exitado libera os neurotransmissores... Temos o neurônio pós-sinapticos que contém os neuroreceptores, que recebem os neurotransmissores. Entre um e outros temos um espaço chamado de fenda sináptica. Esse processo completo é chamado de sinapse.
Os neurotransmissores relacionados a depressão são : A serotonina é a associada ao bom humor, bem estar; A Noradrenalina à energia e disposição e a Dopamina realcionada ao prazer.
E quando tem a depressão essa (mostra) quantidade de neurotransmissores na fenda sináptica é diminuida. Dos três a serotonina é o neurotransmissor principal ligado a depressão.
Ou seja, Na sinapse fisiológica (normal), ocorre a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica e terá no neurônio pós sináptico os neuroreceptores para receber os neurotransmissores. Para menter a homeostase, o equilíbrio, No neurônio que libera os