A Grande Arte -estudo
A Grande
Arte
Rubem
Fonseca
Resumo de Luzia de Oliveira Pereira
A GRANDE ARTE- Rubem Fonseca
I. INTRODUÇÃO
Apenas a letra P traçada a ponta de faca no rosto de uma prostituta assassinada. Não haveria impressões digitais, testemunhas, quaisquer indícios que as identificam. Apenas caligrafia.
Para decifrar estas escritas perversas, o advogado Mandraque uma das personagens de nossa literatura contemporânea lança-se numa frenética aventura pelo lado oposto da metrópole, enquanto de mãos as facas cumprem sua faina silenciosa e mortal. Através de uma narrativa na qual se entrelaçam indissoluvelmente uma trama policial, os círculos da alta sociedade, o submundo do crime, a prostituição, o desejo sexual- Debate. Rubem Fonseca compõe um romance tão preciso e contundente em sua arte quanto uma lâmina de aço: A GRANDE ARTE de Rubem Fonseca compõe de duas partes: - “PERCOR”: com dezessete capítulos. (Per= perfura/ Cor= corta) - “RETRATO DE FAMÍLIA”: com dezoito capítulos.
“PERCOR” quer dizer, aquele que manuscria a faca (lâmina)
A GRANDE ARTE
II. AUTOR
Rubem Fonseca: Romancista e roteirista de cinema. OBRAS: Contos: Os Prisioneiros. A Coleira do Cão. Lúcia Macartney. Feliz Ano Novo. O Cobrador. Romance: O casal Morel Bufo & Spallazzani. Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos. Antologia: O Homem de fevereiro ou março.
A GRANDE ARTE: publicada no final de 1983, permaneceu durante meses na lista do mais vendido no Brasil.
III. SÍNTESE
3.1 “PERCOR”
O advogado Mandraque foi contratado pela cafetina Miriam para representá-la contra a destruição das casas da zona de meretrício. Mandraque tinha como auxiliar. Wesler, outro advogado. Certa manhã, apareceu no escritório Gisela “massagista” que era auxiliada por Danusa. Gisela queixava-se de estar sendo ameaçada por um de seus clientes, um francês que esquecera uma fita de videocassete em sua casa. Fita que Gisela