Graficos Analítica V
Atividade da amilase
Componentes: Ronaldo Aquino,
Curso: Farmacia 3° período / UFJF-GV
Data: 14-07-2014
Introdução: Na atividade da amilase estiveram envolvidos enzima (a amilase presente na saliva), carboidrato (amido) e o indicador da presença da saliva (iodo). As amilases são enzimas (ptialina) que catalisam a hidrolise do amido (convertendo-o em maltose). Tem amilase na saliva e no suco pancreático. É na boca, com a amilase, que começa a digestão química de polissacarídeos ingeridos.
Amido é um polissacarídeo, sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Sua função é análoga ao glicogênio nos animais.
A adição de iodo, I2, castanho, a uma solução com amido resulta numa cor azul escura intensa, ou seja, a solução de iodo é indicador da presença de amido. Se a solução é rica em celulose, o iodo não detecta este carboidrato.
Materiais
6 tubos de ensaio
2 bequers de 500 ml
1 vidro relógio
1 balança analítica
1 pipeta 5 ml
1 filtro]
1 algodao
1 frasco de agua deionizada
1 aquecedor de agua (banho-maria) Reagentes
Soluçao de NaCl
Amido
Saliva
Soluçao de iodo Procedimentos Pegou-se 6 tubos de ensaio e numerou-os de 1 a 6. Preparou-se em 2 bequers 3,6g de NaCl (pesado na balança analítica pelo vidro relógio) em 400ml de agua. Calculou-se 200 ml de amido 0,05% m/v e achou-se o valor de 0,1g teórico, e na balança analítica foi de 0,1244g. Colocou-se este amido no outro bequer 500ml com a solução de NaCl de 400ml. Pipetou-se 1ml da solução NaCl em cada tubo de ensaio. Depois coletou-se cerca de 1ml de saliva e filtrou-a com funil e algodão.
Passou-se 1ml de saliva filtrado, através da pipeta, para o tubo de ensaio 1. Entao realizou-se a diluição seriada ate o tubo de ensaio 5. Transferiu-se 1ml de solução de amido com NaCl de tubo a tubo (diluição seriada) ate chegar no tubo 5.