Fundamentação Teorica
1.1 MARKETING
1.1.1 CONCEITOS
A primeira definição de marketing surgiu em 1960. Segundo Cobra (1997, p.23) “em 1960, a AMA (American Marketing Association) definia marketing como desempenho das atividades de negócio que dirigem o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor ou utilizador”.
Com o mundo cada vez mais desenvolvido criou a necessidade de melhor conceituar o marketing. Hoje há várias conceituações de marketing, entre todas essas conceituações tem a de Gronroos (1995, p.175) que propõe uma definição para o marketing, em linha com a abordagem relacional: “Marketing deve estabelecer, manter e ressaltar os relacionamentos com os clientes e outros parceiros, com lucro, de forma que os objetivos das partes sejam atendidos”.
Isso somente será conquistado através de trocas e do cumprimento das promessas determinadas entre a empresa e o cliente. Reuni a construção de um relacionamento em longo prazo de modo que todos saiam ganhando.
Costa; Talarico (1996, p.16), “define marketing como um conjunto de atividades empresariais que visa à satisfação das necessidades e dos desejos de um ou vários mercados, através da oferta de produtos adquiridos por um processo de troca”.
Uma definição, muito interessante, é a de Romero (1998, p.6), que define marketing como: “[...] uma ação integrada de ‘Coordenação das atividades Empresariais’, destinadas a planejar, determinar preços, promover e distribuir mercadorias e serviços, desejados e necessitados por consumidores atuais e potenciais [...]”.
Essas definições mostram que o marketing não é mais visto apenas como venda e propaganda, o marketing atualmente está preocupado em saber quais os desejos e necessidades dos clientes a fim de satisfazê-los.
Dias (2004, p.2) diz que o marketing:
Pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis