Cultura Organizacional
Iniciaremos esse comentário na tentativa de construir uma breve visão do que se entende por cultura organizacional. A cultura organizacional é representada por um sistema complexo de crenças, valores, pressupostos, normas, símbolos, artefatos, conhecimentos e significados. Traduzindo as escolhas e preferências que foram desenvolvidas pela liderança da empresa e que são compartilhadas pelos seus demais membros. Essa cultura deve ser propagada pela utilização de sistemas de comunicação formais ou informais, estórias, rituais e mecanismos simbólicos (ALVES; SÉRGIO, 1997). A cultura organizacional surge da união de alguns fatores que tem sua origem ou no fundador da empresa (normalmente empresas nacionais) ou na Matriz da empresa (normalmente das empresas multinacionais).
Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, independentemente do seu tamanho e do segmento em que atuam. Uma empresa é essencialmente composta por pessoas, e estas devem ser norteadas por esta cultura. É essencial para uma empresa a existência de uma cultura organizacional forte e que esta esteja presente nas atividades de todos os funcionários, esses precisam acreditar na empresa, sentir-se parte dela, concordar e compreender os seus passos e então contribuir no sucesso da organização. Caso essa cultura não esteja bem clara e compartilhada pelos membros, há então a possibilidade se emergir potenciais conflitos, problemas internos e externos, bem como a divergência nas metas e objetivos, que acabarão comprometendo os resultados almejados.
Na prática uma cultura forte, seria quando uma empresa, tendo valores bem definidos e corretamente compartilhados, aumenta o impacto positivo das lideranças, em relação ao comportamento dos funcionários, diminuindo a rotatividade entre eles. Outro aspecto interessante da cultura é que esta pode apresentar características diferentes dentro de uma mesma organização