Grafica
O conhecimento de seus colaboradores, somado à dedicação e à eficácia, constituem os principais aspectos do patrimônio da empresa moderna. A rigor, o gerenciamento de pessoas é o mais importante item da gestão de negócios. Assim, é básico cuidar da sua saúde e segurança. Não é para menos que a busca por incorporar atenção nesses campos seja, cada vez mais, uma das preocupações dos empresários.
O respeito aos recursos humanos está entre os principais itens da governança corporativa. E, em todo o mundo, surgem os programas de atendimento aos interesses dos trabalhadores. Educação alimentar, exercícios, combate ao vício do fumo e do álcool, exames preventivos de saúde, hábitos adequados no exercício das funções são, entre outros, alguns dos pontos aos quais o administrador empenha sua melhor atenção.
Nessa direção, lançamos o Manual de Segurança e Saúde, cuja série vem contemplando os vários segmentos industriais.
Esta edição, dirigida a Indústria Gráfica, atende aos interesses de 15.500 empresas, representando 2,6% do
PIB industrial brasileiro, que geram 202 mil empregos diretos. Um segmento industrial que, nos últimos dez anos, investiu cerca de US$ 6 bilhões.
Que esta leitura contribua para que a Indústria Gráfica do Brasil avance, ainda mais, na qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores.
A humanidade viveu um longo período sem nenhuma espécie de linguagem escrita, e não há dúvida de que a linguagem articulada ou falada era usada nesse tempo. Ao longo de milênios, as línguas desenvolveram-se, modificaram-se e algumas desapareceram sem deixar registros.
A necessidade humana de se comunicar e se exprimir é a raiz de todas as formas de inscrição gráfica, sejam elas rudimentares, sejam eruditas.
A escrita desenvolveu-se em razão da necessidade de transmitir mensagens a distância e de preservar informações.
A época mais remota das inscrições feitas pelo ser humano é a Pré-História. As