trabalho
As origens do jogo dos jogos remontam a milhares de anos atrás, a diversas localidades do Mundo Antigo, passando pelo tempo da Idade Média, até chegar no dia de hoje. Basicamente, existe a origem lendária do xadrez e existe a origem história.
Aqui vão.
ORIGEM LENDÁRIA
Era uma vez... um bom rei na Pérsia. (algumas lendas contam: na Índia.) Ele era um homem justo, bom para seus súditos, que governava seus domínios e mantinha-os em absoluta prosperidade e riqueza. Porém, seu reino entrou em guerra com um reino vizinho, e, nessa guerra, o rei viu seu próprio filho morrer no campo de batalha, embora tenha ganho a guerra.
Então o rei mergulhou numa profunda tristeza, em um tédio mortal, enfim, numa morte em vida trancafiado em seu luxuoso palácio. Ofereceram-se riquezas e prêmios inconcebíveis a qualquer um que conseguisse tirar o rei de sua tristeza. Mas embora muitos tentassem, ninguém tinha sucesso. O rei, cada vez mais, mergulhava em depressão e seu reino ia junto com ele.
Até que um dia, chega no palácio um filósofo (algumas lendas falam de um matemático) que dizia ter a solução para o tédio do rei. Entrou, e apresentou-lhe o xadrez. O rei jogou várias partidas com o sábio, até que alcançou a seguinte posição...
... na qual, mediante um brilhante sacrifício de dama, o criador do jogo de xadrez ganhou o jogo. Então o rei entendeu que, às vezes, é necessário perder peças valorosíssimas para conquistar um objectivo maior – e passou a aceitar a morte do filho.
Então, o rei, totalmente recuperado e muito feliz, ofereceu ao sábio o prémio que ele quisesse. O sábio recusou, mas o rei insistiu, até que enfim o sábio pediu ser recompensado em grãos de trigo. Pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro de xadrez, dois grãos pela segunda, quatro grãos pela terceira, oito pela quarta e assim por diante. Espantado com a humildade do pedido, o rei mandou buscar alguns punhados de trigo para pagar, com folga, o