Estagio Observado l
O estágio de observação enriquece a formação do graduando já que dá a possibilidade de ver na prática aquilo que é aprendido na faculdade nas questões de docência e aprendizado. No estágio podemos perceber o abismo entre aquilo que foi planejado para a educação e o que realmente é possível fazer em sala de aula. O estágio nos aproxima das problemáticas da docência: os alunos são pouco comprometidos e as práticas de ensino não despertam o interesse dos alunos, e tecnologia é um exemplo disso, pois esta cada vez mais presente na rotina dos jovens, porém ausente nas práticas na sala de aula.
Com a experiência vivida no Estagio I pude ter o primeiro contato com a carreira docente, embora que por pouco tempo, foi de extrema importância ter a vivência na sala de aula.
1. Identificação do Instituto
O estágio de observação foi realizado na Escola Estadual Luciane do Espirito Santo, situada na; Rua Francisco Frazão nº 22.
1.2 Histórico da Escola
Foi inaugurada no ano de 1996, e leva o nome de uma professora da região, Luciane do Espirito Santo.
1.3 Descrição Física
A escola ocupa um prédio de dois andares, tendo dezessete salas de aula, refeitório, cantina, banheiros masculino e feminino, quadra coberta ,secretaria ,sala de computadores e sala de leitura, com boa estrutura atendendo as necessidades da comunidade local. A escola não possui laboratório e nem biblioteca.
1.4 Gestão Escolar
A escola funciona em três períodos, sendo manhã 530 alunos, tarde 380 alunos e noite com 120 alunos, somando num total de 1030 alunos, e atende somente o Ensino Médio.
Quadro de funcionários: uma diretora, duas vice-diretora, uma coordenadora, 50 professores, sendo 30 efetivos e 20 contratados. E mais 17 funcionários que compõe o quadro entre secretária, inspetores e serviços gerais. 2. Desenvolvimento do Estágio
O Estágio foi realizado no período de segunda-feira á sexta-feira com a professora Daniela Rodrigues Silva:
Na segunda-feira das 13:40 ás