Gráfica
A pré-impressão é a etapa onde é realizada a gravação das chapas de alumínio, a partir dos arquivos digitais (PDF/X-1a) fornecidos pelos clientes ou montados por nossa equipe. A PLURAL utiliza equipamentos de gravação direta na chapa (CTP — Computer To Plate).
Para garantir a qualidade dos impressos, o responsável pelo fechamento do arquivo final deve ter cuidado com alguns detalhes que serão responsáveis pela fidelidade de cores, preservação dos detalhes das imagens e das fontes, e correto acabamento.
Aqui estão relacionadas as dúvidas mais comuns e erros mais encontrados. O esclarecimento de algumas questões é fundamental para facilitar o trabalho de impressão e garantir os prazos.
Imagens
A resolução da imagem digital está diretamente ligada à qualidade da imagem impressa. Por isso, é preciso trabalhar com alta resolução nos layouts.
As imagens digitais são formadas por pixels. A quantidade de pixels por polegada (ppi) é o que indica o seu nível de resolução no Photoshop, que equivale ao mesmo valor em dpi (dots per inches) no PDF. O valor indicado para imagens destinadas à impressão é de, no mínimo, 300 dpi.
Ocorrem muitos casos em que são utilizadas imagens de web-sites ou de câmeras digitais compactas, que possuem resolução de 72 dpi. Nesses casos, é preciso realizar o tratamento digital e transformá-la em 300 dpi, lembrando que isso causa diminuição de 70% do tamanho, limitando sua ampliação para não ocorrer perda de detalhes.
Os arquivos de imagem devem ter extensão JPEG. O JPEG é um arquivo com compressão, por isso é mais utilizado por possuir tamanho menor, mas é preciso ser salvo com alta qualidade, pois a compressão diminui a definição.
Não esqueça que as imagens devem ser importadas para a página diagramada, de forma que fiquem linkadas ao arquivo, e não apenas copiadas e coladas.
Cores
O modo de cores utilizado nos arquivos é outro problema freqüente. Os sistemas de cores mais comuns são o RGB e o CMYK, mas para arquivos