Graduação
O objetivo deste trabalho é mostrar peculiaridades do meio evangélico referente a vocabulário, origem de algumas expressões, versículos bíblicos e letras de músicas, tudo em inglês. A motivação da escolha deste tema foi a tentativa de unir a cultura evangélica e a língua inglesa. E qual o melhor caminho, se não a música? Mas para fugir do arcaico e igualmente polêmico tema “Música secular: pecado ou não?”. Preferi trabalhar os vocabulários pertinente ao “evangeliquês” e suas origens. So, let’s to practice?
The Gospel Song – música gospel/evangélica
Usa-se muito o termo gospel para se referir a tudo que é ligado ao cristão, e isso é feito espontaneamente. Mas já se perguntou qual a sua origem? A palavra “Gospel” é uma aglutinação da expressão “God Spell” do inglês antigo, que traduzindo ao pé da letra seria “Deus soletra”, mas que associando ao contexto, significa “Boas Novas”, fazendo uma referência direta à função do Evangelho bíblico, que trata da vinda do Messias (Cristo) ao mundo.
Esse tipo de música teve sua origem na música cristã dos negros americanos, o “Negro Spirituals”, no início do século XX. Tratava-se de uma música harmoniosa diversificada em várias vozes (coral), um solista, piano, órgão, guitarra, bateria, baixo, formando um pequeno conjunto musical. Pretendiam, desta forma, manter uma união perfeita entre os fiéis e Deus, união essa considerada desgastada devido os louvores serem entoados através dos hinos tradicionais. Com sua popularidade, a Música Gospel ultrapassou os limites da igreja Afro-americana e alçou vôos.
Um grande divulgador deste gênero foi Elvis Presley, inclusive chegou a ganhar o GRAMMYs três vezes. Ele amava esse tipo de música, assim como o rock” n” roll, o blues e o country. Dentre suas produções, destacam-se quatro álbuns gospel:”Peace in The Valley” (1957), “His Hand in Mine” (1960), “How great Thou Art” (1967) e “He Touched Me” (1972). Ele