Trabalho de geografia
TRABALHO DE GEOGRAFIA
MICHAEL N°25/27 THALIA N°32/36 VITÓRIA N°34/38
WESLEY N°36/39
ITU
2012
INTRODUÇÃO
As mudanças climáticas globais causarão alterações no atual cenário fitossanitário da agricultura brasileira. Como o ambiente determina a ocorrência de doenças, pragas e plantas invasoras, alterações no clima causarão modificações na incidência e severidade desses problemas.
Os impactos econômicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanças climáticas podem diminuir aumentar ou não ter efeito sobre os diferentes patossistemas ou pragas, em cada região.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS
O sistema climático global tem sido notavelmente estável pelos últimos 20 mil anos. A civilização humana se desenvolveu durante esse período de tempo, e a temperatura global cresceu em torno de 5°C nesses últimos 20 mil anos até os dias de hoje.
Uma das principais preocupações dos cientistas atualmente é que as mudanças climáticas globais estão provocando aquecimento mais rápido do que em qualquer outro período da civilização humana. Tal elevação rápida da temperatura global provavelmente causará efeitos graves sobre populações que não podem se adaptar rápido o suficiente às mudanças climáticas.
Haverá consequências à medida que o globo aquece, e seus efeitos dependem da magnitude das mudanças climáticas. Haverá efeitos tanto bons quanto ruins, à medida que algumas populações podem se beneficiar do aquecimento global mesmo que outras sofram com ele. Por exemplo, fazendeiros de algumas latitudes poderão ter melhorias em suas safras. Porém, as mudanças climáticas podem ter efeitos negativos para boa parte da agricultura.
O aquecimento global poderá aumentar a erosão das costas com a elevação dos níveis do mar. Esse pode ser um problema sério, uma vez que 10% da população mundial vive em áreas costeiras a até 10 metros acima do nível do mar.
O oceano ártico