Graduando
Professora: Rosangela Laura Picoli
Disciplina: Biologia
Alunos: Rennan Moura Martins e Ana Paula Tomaz dos Anjos
Baseado na dissertação de mestrado: Bioindicadores vegetais de poluição atmosférica: uma contribuição para a saúde da comunidade.
Resumo:
As áreas industriais e urbanas costumam possuir níveis de poluição indesejáveis, e uma boa opção de recurso no monitoramento da qualidade do ar é o biomonitoramento. Este se caracteriza por ser um método experimental que avalia a resposta dos seres vivos a poluição, com vantagens como o baixo custo e a possibilidade de aplicação em grandes áreas e por longos períodos. As medições convencionais nos permitem avaliar se a concentração de poluentes desrespeita ou não a legislação, porém, a resposta imediata do meio biótico é ignorada.
Este trabalho foca na identificação de bioindicadores vegetais associados a poluição atmosférica. A comunidade científica europeia já possui uma rede padronizada de biomonitoramento desde 2000, e considerando as referências existentes sobre o tema, já é possível e desejável a implantação de uma rede de mesma proposta em nosso país.
Introdução:
O final do século XX trouxe consigo a maior preocupação com a saúde ambiental a toda nossa sociedade. A sustentabilidade entrou em destaque sendo um objetivo a ser alcançado.
Os centros urbanos costumam apresentar problemas em relação à qualidade de vida, o trânsito intenso, solos, ar e rios poluídos, queimadas urbanas, enchentes e mais uma séria de problemas decorrentes do alto impacto ambiental sofrido por suas áreas.
A revolução industrial trouxe consigo a degradação dos recursos naturais em escala exponencial.
A degradação ambiental observada em nossos tempos torna evidente a insustentabilidade do atual modelo econômico.
O crescimento econômico ilimitado e desregrado já nos mostrou os desequilíbrios ecológicos e sociais consequentes dele. A perda da qualidade de vida é