Graduando
1 O QUE SÃO SERVIÇOS
O termo serviço designa um tipo específico de bem com características de intangibilidade, isto é, sem existência física. Distingue-se, portanto, do produto, o qual apesar de ser também um bem, é um bem tangível. Outra forma de caracterizar um serviço (e de o distinguir de um produto) é pelo fato deste não poder ser armazenável, isto é, apenas é possível de ser consumido no momento em que está a ser produzido.
Exemplos de serviços são as atividades de transporte de pessoas e produtos, comércio de produtos, comunicações e telecomunicações, fornecimento de energia eléctrica, apoio jurídico, apoio à gestão, actividades de educação, atividades de saúde e uma variadíssima gama de serviços pessoais. Ao conjunto de todos fornecedores os serviços é dada a designação de sector terciário.
2 O QUE É COMÉRCIO
O termo comércio deriva do conceito latim commercĭum e refere-se à negociação que tem lugar na hora de comprar ou vender géneros/bens e mercadorias. Também se dá o nome de comércio a qualquer loja, armazém ou estabelecimento comercial, e ao conjunto ou à classe dos comerciantes.
Por outras palavras, o comércio é a actividade socioeconómica que consiste na compra e na venda de bens, seja para usufruir dos mesmos, vendê-los ou transformá-los. Trata-se da transacção de algo em troca de outra coisa de igual valor (podendo ser dinheiro).
O comerciante é a pessoa singular ou jurídica que vive do comércio, isto é, para quem as transacções comerciais constituem o seu sustento de vida.
Existem diversas classes de comércio. Por exemplo, o comércio retalhista (ou a retalho) é a actividade de compra e venda de mercadorias cujo comprador é o consumidor final (ou seja, a pessoa que usa ou consome o bem em questão).
O comércio grossista (ou por grosso) é a actividade de compra e venda em que o comprador não