Educação
O presente estudo tem por fim, informar o fruto do período de estágio de observação, coparticipação e regência, nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Em ambas as classes, na observação, foram analisados: planejamento de aula, conteúdo de aula e programático, procedimento utilizado para o ensino, recursos didáticos, atuação do professor, duração das aulas, avaliação da aprendizagem, pontuação das ações positivas e negativas de cada classe que compôs os dados pesquisados, dados sobre a história da escola em que a pesquisa foi realizada e seus espaços físicos. O CAP-ISERJ contribuiu positivamente para a realização do presente trabalho.
1.1 Caracterização da Escola
O estágio foi realizado no CAP- ISERJ (Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro), espaço localizado na Rua Mariz e Barros, número 273, Tijuca. Nele, compõem-se 9 (nove) segmentos, são os seguintes: Educação Infantil (Creche e Pré-Escolar), Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), Ensino Médio (Formação Geral e Informática), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Superior (Pedagogia) e Escola Especial.
Em horários alternativos, são oferecidas atividades como curso de Línguas (incluindo LIBRAS), informática, esportes em geral, teatro e oficinas de arte.
2. Histórico da Instituição de Ensino
Em 5 de abril de 1880 durante o império de D. Pedro II, foi inaugurada a Escola Normal da Corte, atualmente conhecida como Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, conforme o decreto nº 7.684, de 6 de março de 1880. No ano de 1915, ficou instituído o conhecido uniforme azul e branco como traje obrigatório para seus educandos. A partir do dia 11 de outubro de 1930, o prédio da Rua Mariz e Barros se tornou sede definitiva da Escola Normal, que de acordo com o decreto nº 3.810, de 19 de março de 1932, passa a ser Instituto de Educação. Contando com o decreto nº 23.482, o