Graduando
1- Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. 2- Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. 3- O Nepotismo pode ocorrer nas mais variadas áreas, como a artística, a esportiva, e normalmente nas empresas privadas, nos mais variados cargos. 4- Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. 5- No entanto, é no funcionalismo público que a ocorrência dessa prática criminosa é mais absurda e abominável. É lamentável acreditar que essa prática, proibida por lei, ainda esteja sendo feita livremente pelo país 6- Do ponto de vista administrativo, o nepotismo acarreta uma série de desvantagens e prejuízos para qualquer organização que o pratique:
7- O favorecimento a determinadas pessoas pela correlação sangüínea invariavelmente gera desmotivação e descontentamento amplo em qualquer organização.
8- Ocorrem as demissões voluntárias, e com a saída e queda de rendimento dos verdadeiros merecedores dos cargos prejudica o bom funcionamento das atividades.
9- Não raramente, esses familiares favorecidos não tem um mínimo de preparo e competência para ocuparem a vaga, ocasionando o caos no ambiente de trabalho.
10- No funcionalismo público então, a situação é ainda mais revoltante. Essa prática anti-ética continua impedindo o desenvolvimento sólido e a prosperidade dos três poderes do Governo.
11- Milhares de pessoas todos os anos se preparam para os concursos públicos e não raramente, acabam não ocupando suas vagas, por estarem ocupadas pelas