Processos e técnicas de leitura
A leitura é o processo de significação e compreensão de algum tipo de informação ou ideias armazenadas em um suporte e transmitidas mediante algum tipo de código; usualmente uma linguagem, que pode ser visual ou tátil. Outros tipos de leitura podem não estar basados na linguagem, tais como a notação ou os pictogramas.
Fisilogia Psicologia
• compreender a capacidade humana de ler desde um ponto de vista biológico, graças ao estudo do olho humano, o campo de visão, o tato e a audição.
• Processo mental para a leitura, ou seja, a fase de codificação compreensão das imagens.
Pedagogia
• Aspectos educativos sobre o processo de ensinoaprendizagem e de leitura-escrita.
Significação
Compreensão
Interpretação
Inferência
Sentido
Entendimento
Conhecimento Conclusão
Podemos, pois, concluir que a leitura é um processo dinâmico e social, resultado da interação da informação presente no texto e o conhecimento prévio do leitor, possibilitando a construção do sentido, ou, em outras palavras, a compreensão textual. (CAMPOS, 2007, grifo nosso)
Modelo ascendente (bottom-up)
• A leitura é basicamente uma questão de decodificação de uma série de símbolos escritos em seus equivalentes orais. O texto, nessa perspectiva, é o depositário de um sentido imanente, cabendo ao leitor, no processo de leitura, a tarefa de extrair o significado, exercendo, portanto, um papel passivo. (NUNAN, 1998)
Modelo descendente (top-down)
• Atribui um papel ativo ao leitor no processo de leitura, visto que o sentido é construído a partir do conhecimento de mundo do leitor.
Modelo Interativo
• A leitura não é uma simples atividade de decodificação de itens linguísticos, mas, sim, um processo dinâmico de construção de sentidos, fundamentado na integração do conhecimento prévio que o leitor traz consigo com as formas linguísticas presentes no texto.
Esquema, de acordo com Kleiman (2004), é o