graduando
1. Os loci para grupo sanguíneo Duffy humano, isto é, produção de um, ambos ou nenhum dos antígenos Fya e Fyb, e o da rara doença de Charcot-Marie-Tooth (uma grave neuropatia sensorial e motora), estão ambos localizados no autossomo 1. Os estudos sugerem uma freqüência de recombinação de cerca de 15%. Dê a distância entre os dois loci em unidades de mapa (cM).
2. A eliptocitose, uma condição rara mas não prejudicial na qual as hemácias são elipsóides em vez da forma mais comum em disco é devida à presença de um dos dois genes completamente dominantes, El1 ou El2. A produção do antígeno rhesus D é também devida a um gene dominante, D; a incapacidade de produção desse antígeno está associada com o genótipo dd. As pessoas com genótipos DD ou Dd são referidas como Rh-positivas (Rh +). Os loci El1 e D são ligados e foram atribuídos ao cromossomo1. No caso a seguir, considere apenas os pares de gene El1, el1 e D, d. Um homem Rh+ exibe eliptocitose, assim como sua mãe Rh-. Seu pai Rh+ tinha hemácias com forma discóide normal.
(a) afastando a pequena probabilidade de crossing-over em seus pais, dê o genótipo desse homem.
(b) Que tipo de configuração de ligação é este?
3. Como foi dito no problema precedente, os pares de genes El1, el1 e D, d são ligados no cromossomo 1 humano. Alguns estudos sugerem uma distância de três unidades de mapa entre esse loci. Se um homem duplo heterozigoto, de qual se sabe que esses dois genes estão ligados na configuração cis, se casar com uma mulher Rh- que têm hemácias discóides normais, qual é a probabilidade de cada um dos seguintes fenótipos entre seus filhos:
(a) Rh+ com eliptocitose,
(b) Rh+ sem eliptocitose?
4. Os quatro pares de alelo seguintes são ligados no cromossomo 2 do tomate:
Aw, aw caules púrpura, verdes
Dil, dil folhas verde normal, verde-claro
O, o frutos esféricos, alongados
Wo, wo folhas lanudas, lisas
Em uma série de cruzamentos-teste de dois